ricardo carvalho + joana vilhena
arquitectos

 
rcjv arquitectos

projectos

publicações

joana vilhena

ricardo carvalho
 

     
projectos

Joana Vilhena licenciou-se em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 1998. Doutorada em Arquitectura pela Universidade de Évora em 2015. Em 1999 fundou o escritório Ricardo Carvalho + Joana Vilhena Arquitectos. 

É docente no Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa. 

Concebeu a cenografia do espectáculo “My Name is Wilde, Oscar Wilde” do coreógrafo Francisco Camacho em 2001. Entre 2005 e 2008 foi editora de projecto do JA – Jornal Arquitectos.

O trabalho de Ricardo Carvalho + Joana Vilhena Arquitectos foi apresentado em conferências na Alemanha, Brasil, Espanha, Equador, França, Israel, Itália, México e Portugal e publicado na Alemanha, Argentina, Brasil, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos da América, Holanda, Portugal, Suíça e Reino Unido.

Em Junho de 2009 integraram a exposição "OVELAPPINGS: Six Portuguese Architecture Studios" no Royal Institute of British Architects em Londres, Reino Unido.

Em Junho de 2011 integraram a exposição "Portugal com Vinda" no FAD em Barcelona, Espanha.

Em Setembro de 2011 integraram a exposição "Tradition is Innovation" na galeria Ozone em Tóquio, Japão. Esta exposição esteve patente em 2011 na Bienal de Arquitectura de S. Paulo, e em 2012 na Ordem dos Arquitectos em Lisboa.

Em Agosto de 2012 integraram a exposição "Lisbon Ground", Representação Oficial Portuguesa na 13ª Bienal de Arquitectura de Veneza.

Em Novembro de 2013 inauguraram a exposição individual "A Room for Mexico City" no Espaço LIGA, Cidade do México.

Em 2015 foram nomeados para o Prémio Europeu de Arquitectura Mies van der Rohe.